QUEM SOMOS

Somos diversas juventudes, espalhadas por todo o território nacional, no campo e na cidade, que estudam, trabalham, sonham e constroem um país mais justo, igualitário e soberano.

Ao longo da história brasileira somos vanguarda, atuamos na campanha do “Petróleo é nosso”, enfrentamos a ditadura militar, lutamos pelas “Diretas Já!”, gritamos “Fora Collor”, nos engajamos pelo Passe Livre e pela Universidade Pública de qualidade, hoje resistimos ao obscurantismo, contra os cortes na educação e na ciência, na defesa da democracia.

Como dispõe o estatuto do PSB, somos do partido órgão de representação, de apoio, de cooperação e de controle, sendo fundamental nossa participação na estrutura partidária.

Reafirmamos nosso papel protagonista nessa construção de partido, sociedade e nação, fortalecendo nosso compromisso com a representação das juventudes nas esferas de decisão populares e institucionais, por políticas públicas de juventude, oportunidades e empoderamento.

Somos a Juventude de Arraes, Eduardo e Mangabeira! Somos a Juventude Socialista Brasileira!

 

FORMAS DE ORGANIZAÇÃO

Nos organizamos em nível de: núcleos de base, direções municipais, direção estaduais e direção nacional.

Também, dada a importância do movimento estudantil para nossas lutas, nos organizamos em atuação em grêmios estudantis, centros acadêmicos, diretórios acadêmicos, diretórios centrais de estudantes e nas entidades estudantis – municipais, estaduais e nacionais (UNE, UBES, UEE’s, UEES’s etc.), sem esquecer da importância das organizações de coletivos e demais formas de organização estudantil (atléticas, bandas, empresas júnior, grupos de estudo e extensão), de relevante contribuição para a organização da JSB.

Também contamos com a organização do coletivo da JSB Feminista, presente em todas as esferas.

Para maiores informações, procure o representante estadual (link dos estados), ou nossa organização de movimento estudantil (link contato do representante do ME), ou nossa representante da JSB Feminista (link).

 

O QUE QUEREMOS?

– Ampliação de espaços na política para participação das juventudes;

– Estratégias específicas para estimular a participação das juventudes na política, com formação de quadros;

– Compromisso com o desenvolvimento sustentável – defesa dos biomas brasileiros;

– Assegurar acesso à moradia digna, emprego digno, renda, segurança e educação de qualidade para todas as juventudes brasileiras, bem como perspectiva de vida digna;

– A universalização do ensino médio e garantia de investimentos em educação e ciência;

– O fortalecimento das políticas afirmativas;

– A garantia do direito de permanência aos jovens do campo;

– A garantia de políticas que garantam o acesso à renda pelas juventudes através do empreendedorismo, em especial aquelas ligadas à mecanismos de economia criativa;

– A garantia de acesso à justiça, com a construção de alternativas no campo da segurança pública, hoje fundamentada na repressão e preconceito, bem como atualização da política de drogas, integrando-a a políticas sociais e em especial as da saúde;

– A ampliação e universalização das políticas públicas de esporte, cultura e lazer para as juventudes;

– Respeito a todas as pessoas, independentemente de sua cor, raça, crença, sexo, ou orientação sexual;

– Assegurar o direito ao aborto seguro às mulheres jovens;

– Assegurar o acesso pleno à educação por parte das mães jovens;

– Assegurar o respeito a diversidade sexual, com combate aos crimes relacionados à homofobia;

– Um Plano Nacional de Desenvolvimento com base nos programas do PSB.