Capa / Notícias / Notícia
 
 
Tamanho
   

JSB Feminista é o novo coletivo de mulheres da juventude

    
Brasil - 03/11/2015

A JSB Feminista, coletivo de mulheres da Juventude Socialista Brasileira, realizou no último fim de semana seu encontro nacional, em Brasília. O evento debateu temas da conjuntura nacional e os retrocessos aos direitos das mulheres em pautas discutidas no Congresso.

Durante o encontro, que reuniu integrantes da JSB de 20 estados e do Distrito Federal, jovens mulheres participram de um ato contra o Projeto de Lei 5069/2013, que limita o acesso ao atendimento e medidas preventivas à gravidez em caso de estupro. A proposta também pode dificultar o acesso à pílula do dia seguinte, interferindo diretamente em conquistas históricas de segurança e autonomia das mulheres.

Também foram desenvolvidos debates em grupos de trabalho sobre geração de renda, saúde, educação, combate ao racismo e medidas contra a violência. Todas as pautas resultarão em um manifesto que irá pautar a atuação do grupo.  Será criado ainda um calendário unificado nacional de articulação, para que a militância de cada estado possa atuar junto aos gestores e legislativo, com objetivo de viabilizar essas pautas.

"Esse foi um momento histórico, não só para nossa gestão, mas para todo o PSB. Fizemos esse encontro para organizar as ideias, definir nossa estratégia de articulação e reunir nossas pautas prioritárias. Nesse encontro mulheres jovens dos mais diversos estados mostraram estar totalmente capacitadas para protagonizar o debate. O que faltava era um momento de unidade para fortalecer nossa luta e nos identificarmos. Agora que começamos, não iremos parar. Nossa gestão pensa em organizar o segundo encontro e fortalecer essa luta cada dia mais", diz Thaynara Melo, secretária-geral da JSB.

Com informações da Juventude Socialista Brasileira (JSB)

 

Notícias Relacionadas à Brasil
 
 
   
Copyright © 2011 Partido Socialista Brasileiro - PSB
SCLN 304, Bloco A, Sobreloja 01, Entrada 63