Capa / Quem somos / Formas de organização
 
 
Formas de organização

NÚCLEOS DE BASE

 

Estamos organizados desde os Núcleos de Base e a partir deles desenvolvemos nossas atividades.

Contamos com nosso planos de trabalho nacional, assim como as Direções Municipais, Estaduais e Nacional que são eleitas a cada 3 anos.

 

DIREÇÃO MUNICIPAL

É o principal foco de atuação da JSB, nada acontece sem que as Direções Municipais estejam envolvidas. Com as direções fortes e atuantes o trabalho de toda a juventude se torna forte e ganha visibilidade, desta forma facilita a organização de fóruns, encontros, seminários e outras atividades de conscientização da militância e da comunidade. A Direção Municipal é composta por Secretários que organizam a atuação na sua respectiva área (Bairros, Regiões, Distrito...).  

A Direção Municipal é eleita nos Congressos Municipais da Juventude onde se elege o Secretario Municipal de Juventude que representará a JSB na Direção Executiva Municipal do PSB. O mandato da Direção Municipal é de dois anos e é composta da seguinte forma:

Nos municípios onde houver mais de uma Zona Eleitoral, estará assegurado constituir o Secretariado e/ou Coordenadoria Plena, a fim de auxiliar nos trabalhos da Direção Municipal.  

A Juventude Socialista Brasileira atua nos Movimentos Sociais, na institucionalidade e na Sociedade em geral (Movimentos Universitário, Secundarista, Cultural, Mulheres, Étnico, Jovens Trabalhadores, Movimento Popular e Política Pública de Juventude). No sentido de fortalecer e organizar melhor a nossa atuação na sociedade e nas mais variadas áreas que a JSB se organiza em Frentes de Atuação e Coletivos

 

DIREÇÃO ESTADUAL

Instancia intermediária entre a Direção Nacional é as Direções Municipais é a responsável direta pela organização da militância no respectivo estado de atuação, sendo responsável subsidiar com maior freqüência os municípios em ações que estimulem a sua organização e atuação.

A direção estadual é composta por Secretárias que organizam a atuação na sua respectiva área, tendo como responsabilidade garantir o melhor funcionamento das Direções Municipais, através de encontros de formação política, debates, cursos, informativos, entre outros.

A Direção Estadual é eleita no Congresso Estadual da JSB, onde também se elege o Secretario (a) Estadual que representará a JSB na direção executiva estadual do Partido, sendo o seu mandato de dois anos e sua composição conforme abaixo:

ATUAÇÃO (alguns exemplos)

Jovens Trabalhadores, Promoção da Igualdade, Políticas Públicas de Juventude, Mulheres, Movimento pró Moradia, Movimento Cultural, Movimento GLBTT, Movimento Ambientalista, Voluntariado, Movimento Estudantil

 

DIREÇÃO NACIONAL

É a instancia responsável em organizar a militância em todo território nacional, além de ter papel na visibilidade da juventude, nos mais diversos níveis de atuação. É a instância máxima de deliberação da juventude, e está situada com sede em Brasília – DF.

Alguns dos papéis da Direção Nacional é acompanhar as Direções Estaduais nas suas ações, bem como buscar estruturar o trabalho dos estados juntos aos movimentos organizados pela sociedade. O debate periódico entre estas duas direções auxiliam na construção das bandeiras de lutas da JSB para com o povo brasileiro.

A Direção Nacional é composta por secretarias que devem organizar nossa atuação, efetivando a formulação de Políticas Públicas na sua respectiva área de atuação, alem de auxiliar as direções estaduais.

Assim como as demais direções, a Direção Nacional é eleita em congresso, realizado em nível nacional e acompanhado pela militância. Além de eleger os representantes e o Secretário Nacional de Juventude, que representará a JSB na Direção Executiva do Partido Socialista Brasileiro, o momento serve como instrumento para traçar metas e definir eixos de atuação a serem executados pela direção que constitui-se.

 

 

 

 

 
 
   
Copyright © 2011 Partido Socialista Brasileiro - PSB
SCLN 304, Bloco A, Sobreloja 01, Entrada 63